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Foto do escritorGislaine Alves Consultores

5 aspectos indispensáveis a serem analisados antes de abrir uma loja virtual

É possível observar a crescente e constante mudança do mercado, no que tange comportamento de compra e venda de produtos e serviços com utilização da tecnologia, comodidade e facilidades online, a fim de acompanhar o mercado empresários são conquistados pelo sentimento de tornar suas lojas físicas em e-commerce, por motivos de redução de custos, praticidade, facilidades ao cliente, entre outros. Decidimos escrever este post para sua orientação inicial de aspectos importantes que deverão ser analisados antes da decisão final de abrir ou transformar sua loja em e-commerce.


Confira nossa lista de 5 aspectos abaixo:


1. PRODUTOS – Aceitação online

É necessário realizar uma análise dos produtos (bens ou serviços) que serão vendidos por meio da internet. Neste contexto de vendas online, recordo de uma empresa que fez um movimento interessante tentando vender seguros diversos por meio da internet. A empresa investiu muito dinheiro, com o desenvolvimento de uma plataforma online de venda moderna, bonita, com publicidade online e ao final não obteve o sucesso desejado, tiveram que remodelar a abordagem e modelo de negócio que inicialmente era de venda direta para solicitação e entrega de orçamento, para então depois entrar em contato com o lead.

Analise e responda: Você contrataria um plano de seguro para seu carro, residência ou empresa por meio da internet?

O questionamento acima é fundamental para a escolha de sim ou não em vender online seus produtos e serviços. Será que são aceitáveis em uma venda online? Seu público-alvo ou personas, adquiria ou contrataria via web?

Desta forma podemos prosseguir para o próximo passo essencial para sua tomada de decisão em disponibilidade produtos ou serviços online.


2. LOGÍSTICA – Compra de produtos e entrega final ao consumidor

Quando o assunto é logística, abordamos em transporte e gestão de produtos, que leva em consideração da compra do fornecedor até a entrega final ao consumidor.

Em caso da prestação do serviço online, qual será o processo de transporte da informação ou serviço prestado? Pensem em um livro digital, após o cliente pagar seu meu site online, o livro será enviado por e-mail, baixará através de um acesso restrito no site ou ainda fará download direto quando confirmado o pagamento?

No caso de produtos, é necessário perceber e definir se sua loja virtual usará o mesmo estoque da loja física e será dada baixa direto com a integração da loja online e sistema interno, se contratará os serviços E-Fulfillment dos correios, se a empresa fará a entrega de produtos em transporte próprio ou terceirizado (transportadoras e correios por exemplo). No âmbito da logística deve-se levar em consideração também a logística reversa (devolução de produtos) e quais localidades pretende vender seus produtos e serviços de forma online.


3. INVESTIMENTO INICIAL – Não é apenas colocar o e-commerce no ar

Se você acha que somente colocando um produto ou serviço online já garante a venda, é preciso dizer que você está completamente enganado, é necessário, antes mesmo do e-commerce estar online de um investimento em anúncios tanto em redes sociais como no próprio Google Adsense.

O valor disponível para fazer o e-commerce com boa qualidade técnica (Web Design com técnicas UX e UI, fluxo do pedido agradável, checkout de pagamento seguro e transparente, dentre outros) não deverá ser de valor inferior a 10 mil reais, sob pena de comprometer a qualidade e objetivo de sua loja. No mercado de profissionais e plataformas online, você até pode encontrar quem faça em menor preço, mas poderá ter alguns problemas técnicos na entrega e indexação de seus produtos ou serviços na web. Digo isto por experiência própria de atendimento já realizado à leads que por vezes encontramos problemas técnicos básicos: sites não responsivo (adaptáveis a tablet e celulares), não acessado em vários navegadores de forma padrão, não abrem em aparelho da Apple, entre outros. Além o investimento no desenvolvimento da loja virtual é necessário investir em uma agência boa e séria com o seu marketing digital nas mídias sociais e outros como Google adsense, e-mail marketing, youtube (dependendo do produto), SEO, Analytics, pois por mais que você estude sobre o assunto, nada melhor do que ter um trabalho profissional que cuide de sua marca na internet, enquanto você cuida do seu negócio afinal, pessoas, finanças, fornecedores e clientes já são coisas suficientes para ocupar o seu tempo. Então, se for abrir uma loja virtual prepare-se e separe um valor para investir no crescimento do seu negócio a fim de assim garantir o retorno financeiro deste investimento. Conheça nossa agência digital parceira.


4. MEIOS DE PAGAMENTO – Bandeiras aceitas e formas de pagamento

Os meios de pagamento são as empresas que você irá contratar para disponibilizar a a captura do pagamento para sua conta bancária. Ao escolher o meio de pagamento para seu e-commerce você disponibilizará a venda ao seu cliente, entenda, o meio de pagamento não são as bandeiras, mas a rede que utilizará, como por exemplo a Cielo, Redecard, Paypal, Getnet, Pagseguro, entre outros e dentro deste meio de pagamento você poderá saber conforme as regras para o recebimento no cartão de crédito, débito ou boleto bancário, quais bandeiras de cartões, qual é a parcela mínima, em quantas vezes poderá disponibilizar o parcelamento no site e suas taxas de transações.

Dependendo da empresa ou plataforma que você trabalha poderá ficar limitado ao meio de pagamento que eles possuem homologação, algumas escolhas não serão somente sua, mas imposição da empresa prestadora de serviço na criação do e-commerce, vale a pena, fazer a consulta dos orçamentos e levar em consideração o meio de pagamento, pois dependendo da empresa ou plataforma que escolher perderá a flexibilidade de negociar conforme seu modelo de negócio; parcela em “x” vezes, trabalhar com as bandeiras “xxxx” e ter uma taxa de transação que não coloque seu negócio em alto risco. É certo que a grande maioria dos empreendedores esquecem de fazer esta análise do meio de pagamento, porque culturalmente fomos ensinados a pensar a curto prazo, porém essa escolha pode impactar sua empresa financeiramente a longo prazo.


5. ATENDIMENTO AO CLIENTE - Atendimento e comunicação

E por último, mas não o menos importante chegamos no atendimento ao cliente. Lembrando que este artigo se refere a análise pré-operacional de sua loja virtual, e não quando a mesma já se encontra online. Sobre o atendimento ao cliente os aspectos que certamente devem ser levados em consideração é: Qual será a experiência do meu cliente com a venda no site? Lembra que falamos de investimento inicial nos itens acima? Então, em sua loja haverá atendimento via chat? Quais são os canais de comunicação do meu cliente com a marca? O que fará ele finalizar o pedido em minha loja? Meus produtos são fáceis de venderem sozinho através do site, sem atendimento de um vendedor online? Como manterei meu cliente informado da confirmação e envio de seus produtos e serviços?


Estes são alguns pontos que identificamos como importante na escolha de vender online.


Caso necessite de uma consultoria e assessoria empresarial e em vendas para levantamento e planejamento da criação de sua loja virtual, atendimento ao cliente para vendas, fale com nossa equipe da AN Consultoria.

E se você já tem uma loja virtual e precisa de nossa ajuda para os ajustes e alcance de melhores resultados, contate-nos.


Gislaine Alves

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