Estamos nos aproximando do final do ano de 2018 e este é o momento propício para que os escritórios de contabilidade e contadores enviam à seus clientes o planejamento tributário.
Mas o que é o planejamento tributário? É um cálculo e análise do valor pago em tributos ao longo de um período com objetivo de reduzir a carga tributária da empresa de forma legal. É possível fazer uma análise dos regimes de tributação (Simples Nacional, Lucro real e Lucro presumido) e identificar em qual destes regimes sua empresa pode enquadrar-se para o próximo ano, assim reduzindo o pagamento de tributo e aumentando seu lucro.
Geralmente o responsável por este trabalho em escritório é o setor fiscal e em alguns caso o proprietário contábil assume essa tarefa, devido ao grau de importância na execução do planejamento tributário.
É importante ressalvar que para solicitar um planejamento tributário de sua empresa para o próximo é necessário que:
1. A sua empresa esteja com a contabilidade em dia, ou seja, durante os últimos 24 e/ou 12 meses, ter enviado as informações corretas à contabilidade;
2. Ter a projeção de faturamento para o próximo ano (receitas mensais + projeção de vendas/serviços)
3. Ter um planejamento interno de novas contratações profissionais e faixa salarial, se houver necessidade;bem como de demais investimentos
4. E ter o planejamento tributário como serviço contratado com o escritório, pois é um serviço que pode ou não estar contemplado em seu contrato de contratação de serviço.
Agora que você possui estas informações, compartilhe e marque seus colegas e familiares empresários, para que todos possam saber do assunto e entenderem sobre sua importância.
Escrito por Gislaine Alves
Comments