A declaração MEI é obrigatória para todos os Microempreendedores Individuais, é feita sempre referente ao ano anterior.
Para aqueles que perderam o prazo ou quem declarou o valor incorreto, mostraremos algumas dicas e precisa retificar a DASN.
Quem perdeu o prazo do envio da declaração já saiba agora que irá gerar uma multa no envio por atraso.
QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONTER NA DECLARAÇÃO?
A declaração não é complexa, em especial para o microempreendedor que mantém as finanças organizadas durante o ano. Para fazer a sua declaração DASN SIMEI 2019, basta acessar o site da DASN-SIMEI junto ao portal da Receita Federal, tendo em mãos seu CNPJ, a receita bruta total do seu MEI no ano anterior, ou seja, a soma de todos os valores que você recebeu. Para ter esse valor fácil, é muito importante fazer um controle financeiro e preencher mensalmente o relatório de receitas.
1) Não enviei minha Declaração MEI, e agora?
O prazo final para enviar a Declaração MEI foi no dia 31 de maio. Porém, ainda é possível enviar a declaração, só que em atraso, o que vai gerar uma multa.
2) Declarei o valor errado, como posso corrigir?
Caso você precise corrigir o valor que informou em sua declaração MEI, é possível fazer isso pelo Portal do Empreendedor, ou pelo próprio site da Receita Federal. Às vezes acontece do MEI esquecer de incluir um valor e ter que corrigir depois, pra isso preparamos aqui o passo a passo para você fazer a sua retificação:
Passo 1:Entre no site do Simples Nacional, e forneça seu CNPJ e o código de segurança que aparece na tela.
Passo 2: Selecione o ano em Retificadora, e clique em continuar.
Passo 3: Preencha as informações corretas nos campos abaixo e clique em continuar.
Passo 4: Irá aparecer o extrato do ano, referente ao pagamento do DAS, imposto do seu MEI. Clique em transmitir para confirmar a retificação da sua Declaração MEI.
Passo 5: Pronto, sua alteração na Declaração MEI foi emitida com sucesso! É possível baixar seu recibo da retificação feita.
Veja algumas dicas e informações sobre a retificação da DASN:
É possível fazer a retificação de forma gratuita. Quem perdeu o prazo da declaração está sujeito a multa de até R$ 50 ou de 2% ao mês sobre o valor total dos tributos declarados. É possível realizar correções em Declarações passadas, feitas há no máximo 5 anos.
FONTE: Jornal Contábil
Comentarios